Como colocar a leitura em dia

Oi gente, tudo bem?
Antes de tudo: O BLOG TÁ DE ROUPINHA NOVA! Como podem notar, mudei o layout e a responsável foi a Simone Montilares, do blog Agridocecereja. Ela foi super atenciosa, o preço é muito bom, então se quer um novo lay, indico ela! <3 Agora vamos ao post, bastante gente me pergunta como consigo conciliar minhas leituras, já que ando recebendo bastante livros e tenho prazo para resenhas. Antes de tudo aviso que não sou nenhuma "expert" em organização, meu quarto mesmo é uma zona, mas sempre tento manter minhas leituras organizadas e em dia. Separei cinco dicas que acho importantes e que utilizo no meu dia a dia.  Lembrando claro, que cada um tem seu ritmo de leitura, eu posso ler em pouco tempo mas outras pessoas não, então isso é apenas dicas para sempre manter a leitura em dia. 


1. Leve seu livro para qualquer lugar



Uma coisa que sempre tenho dentro da minha bolsa é livro, normalmente costumo levar mais de um livro dentro da bolsa para caso acabe um, já tenho outro. Sim, sou possessiva por leitura. Mas, menos para quem não seja possessiva como eu, é uma dica super importante, sempre que estou no ônibus, esperando a aula começar, no médico ou seja lá qualquer outra coisa que eu vá fazer e requer espera de tempo, eu usufruo o tempo com a leitura. Desde que comecei a fazer isso, livros que eu lia em duas semanas, hoje em dia leio em uma. 

2. Faça um pote de livros


Quase todas as blogueiras que acompanho tem um pote de leitura em casa, seja para ir armazenando obras que leu no ano ou sempre que comprar uma obra coloca o nome dentro e espera para ler. Eu faço parte do segundo grupo. Tirando os livros que ganho de parceria, no qual exige prazo de leitura, costumo comprar livros em grandes quantidades e normalmente tenho livros na estante que ainda nem li tornando tudo uma completa confusão. O que eu faço? Simplesmente, anoto o nome da obra e coloco dentro de um pote de vidro, sempre que termino um livro, vou no pote e sorteio outro, assim minha leitura vai fluindo. Neste momento não tirei nenhum papel do pote, porque como os correios atrasaram, os livros de parceria chegaram tudo ao mesmo tempo e costumo manter prazos, assim estou dando prioridade as parcerias. Mas próxima semana já começo a diminui meu pote da felicidade.

3. Supere metas



Antes de ter o costume de sempre estar lendo, eu lia um livro a cada três mês. Quando comecei a me apaixonar pela leitura e pegar gosto,  comecei a fazer algo muito legal: Determinar metas. Normalmente, alguns blog's fazem metas coletivas, por exemplo: no carnaval, selecionávamos uma quantidade maior do que costumávamos ler em uma semana e tentávamos alcançar essa meta. Isso me ajudou bastante a acelerar minhas leituras, meio que me desligo de tudo ao meu redor e só existe, o livro e eu. Sou daquelas que sempre falam: "Só mais um capítulo" e quando vai olhar a hora já passou das 3 da manhã!

4. Ler é algo que requer paciência e atenção. 


Sempre que começo um livro, dou bastante atenção ao mesmo. Como comentei na dica de cima, apesar que sempre colocou metas para superar e tento ler o livro antes do que eu previa, minha atenção ao livro é redobrada. Realmente me desligo de tudo e só existe o livro pra mim. Meus amigos, quando eu ainda estava na escola, sempre reclamavam que quando eu estava lendo não prestava atenção em nada do que estavam conversando. Para uma boa leitura, atenção se é necessária.

5. Misture gêneros


Algo que minha estante não tem é um gênero definido e isso pretendo perpetua sempre, por um simples motivo: Se eu manter sempre um mesmo gênero, irei enjoar da leitura e posteriormente de livros. Lógico que sempre tem aquele gênero que te agrada mais, porém mesclar sempre deixa mais legal suas leituras. Por exemplo, eu faço assim: Leio um romance, depois terro, drama, volto para romance, aventura, ficção, romance... e por ai vai. Se o livro tiver vários gêneros é melhor ainda, o Importante é ler!

Espero que essas dicas ajude você para que quer começar a te habito de leitura ou você que gosta de ler mas não consegue concluir uma leitura. Para mim, livros são algo mágicos que precisam ser apreciados com atenção e óbvio, precisam ser lidos. Quem ainda não ler, tá esperando o que? Nunca é tarde para começar!

Comentários
20 Comentários

20 comentários :

  1. Adorei as ideias,já vou colocar em pratica♥♥
    Um grande abraço da Becah♥
    http://naturalmente-diva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa que ideia maravilhosa, adorei demais...
    Bjokad
    http://docemell20.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei dessa coisa do pote! Menina, boas dicas, preciso colocar a leitura em dia urgetemente!!

    Bjos,
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas, preciso colocar minhas leituras em dia.

    ResponderExcluir
  5. Tá lindo o lay flor, eu estou tentando achar um tempo pra terminar d e mexer no meu haha
    mas indo ao assunto do post, adorei suas dicas, pq eu sou uma dessas pessoas q não termina as leituras, eu não compro tantos livros por isso, e acredite tem livro q ainda não li kkk imagino vcs que tem prazo para ler os de parceria, eu tento remediar lendo pelo cell. qnd saio não gosto de levar o livro pois pode amassar, ocupa espaço na bolsa, então pego a versão e-book para continuar ... mas me cansa, é só para aproveitar o tempo msm ^^ acho que vou fazer um potinho desse para mim, bjin

    ResponderExcluir
  6. O blog ficou muito lindo, a Simone arrasou! Adoro o blog dela também, ela é muito caprichosa.
    Sobre o post... Amei, simplesmente a ideia do potinho! ♥

    ResponderExcluir
  7. Que lindo o novo layout, amei. Adorei as dicas de como colocar a leitura em dia.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  8. Também faço isso como meus livros, só que não são literários. Só não posso muito misturar gêneros pelo menos na hora do estudo, nessa fase que vem por ai. iaiaiaia. Bjos.
    Blog Com Mãos de seda // Fan Page do Blog // Grupo do Blog

    ResponderExcluir
  9. Realmente colocar as leituras em dias n]ao parece ser fácil, mas com essas dicas que vc passou tudo fica mais fácil e tranquilo na hora da leitura.
    Gostei da idéia do potinho
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas, vou coloca-las em prática e principalmente essa do pote *o* mtt legal.. Eu preciso comprar uns livros, tenho poucos e já li todos. Ler é mtt bom e tira qualquer um do tédio.
    Bjs
    paposdakah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu amo ler, mas so literários, pois teoricos eu perco foco e a atenção muito facil :(

    ResponderExcluir
  12. Adorei as dicas , tenho uns livros aqui pra ler e um que já faz dias que parei e nunca retomei a leitura , quando for começar de novo terei que ler umas duas folhas antes da que eu parei para pegar o rítimo da história de novo rsrsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Não consigo carregar livro na bolsa não...os meus ficam na cabeceira da cama daí vou lendo as prestações..cada noite um capitulo novo.
    rs
    Bjão,
    Pri
    www.pareinos25.com

    ResponderExcluir
  14. AMEI seu layout novo, estou louca para mudar o meu! Já até salvei a Agridoce aqui nos meus favoritos...
    Queria ler mais, mas o computador e o celular não deixam... rs

    Little Bit of Glamour

    ResponderExcluir
  15. Oi, Luana!
    O layout tá lindo! Parabéns!
    Eu sempre carrego um livro comigo porque sempre rola um tempinho para ler...seja no horário do almoço ou a caminho do trabalho =)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Adori, vou ver se consigo praticar algumas dessas incriveis sugestões!!!! Beijos Marta Gomis do Blog de Maes www.mariababona.com.br

    ResponderExcluir
  17. O novo layout ficou lindo! Parabens!!!
    Adorei as ideias! Ja vou colocar algumas me pratica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. O layout está lindo.
    As suas dicas são valiosas e preciso parar de começar a ler um livro e em seguida outro, depois não termino de ler nenhum.

    Blog Make-Lovers| Fan Page | Twitter

    ResponderExcluir
  19. Oi Luanna Amei as dicas são show...menina sempre tive o hábito de carregar livro na bolsa e ultimamente tenho esquecido #chatiada e essa de misturar géneros é muito bom mesmo! Eu noto q canso mesmo quando leio repetidamente o mesmo o estilo...amei o post! Beijinhos :*
    www.estiloaqualquercusto.com

    ResponderExcluir
  20. Ler é tudo de bom. Sempre leio livros com estilos diferentes, para não ficar muito do mesmo. Leio romance, policial, suspense, preciso aprender a ler sagas, acredita que ainda não li nenhuma? Tem uma bem legal para me indicar? ^.^ Beijos, Érika

    www.queroseralice.com.br

    ResponderExcluir