Entrevista com a Ana Lemos

Oi gente, tudo bem?
Hoje trago uma entrevista da autora do livro Sempre Foi Você, já resenhado aqui, a Ana Lemos. A Ana foi uma fofa e muito gentil desde da parceria até o consentimento de uma entrevista, no qual agradeci muito. Ela expôs um pouco sobre a escolha do título do livro, enredo, sobre novos livros e projetos! Descubra o teoremas da vida da Ana Lemos.



Equipe - Qual seu livro favorito? E autor(a)?

Ana Lemos - Eu sou uma viciada em leitura, praticamente desde que aprendi a ler, então são muitos meus livros favoritos. Gosto mais dos romances, dos finais felizes, das histórias bem elaboradas e com algum toque erótico, sem exageros. Gosto muito de vários autores brasileiros, porém prefiro não citar nomes para não causar a injustiça de deixar alguém de fora por esquecimento. Autores internacionais também são muitos, mas vou citar alguns que admiro pela forma como conseguem prender o leitor do início ao fim e ainda nos deixar com aquela vontade de querer saber mais: Rachel Gibson, Bella André, Sophie Kinsela, Jennifer Probst, Nora Roberts, Jennifer Lyon, Christina Lauren, E.L. James, J. R. Ward, entre outros tantos. 

Equipe - De onde veio a inspiração para escrever Sempre Foi Você?

Ana Lemos - A inspiração de Sempre Foi Você veio depois da leitura de muitos romances, meu gênero de leitura favorito, e também do incentivo de uma amiga muito querida. Luciana (Lucy) é um personagem que tem muito dos sonhos, desejos e um pouco da personalidade da Ana Lemos, por isso o trocadilho com o nome e sobrenome. Alguns personagens foram inspirados em pessoas conhecidas e outros totalmente fictícios. 

Equipe - Quanto tempo durou para escreve-lo? 

Ana Lemos - 4 meses. 

Equipe - Quando você resolveu que queria ser escritora? Você sempre gostou de escrever? 

Ana Lemos - Foi no início de 2014, tipo aquelas metas que você estabelece ao início de casa ano, uma delas foi: vou tentar escrever alguma coisa. Sim, sempre gostei muito de escrever, porque faz parte do meu cotidiano, do meu trabalho. 

Equipe - Fiquei bastante entusiasmada com a história e não pude deixar de notar o nome Trilogia na capa, então você já tem previsões de quando será o lançamento dos próximos livros? Conta um pouco pra gente, o que os leitores podem esperar dos próximos livros?

Ana Lemos - O segundo livro está praticamente pronto e espero poder publicá-lo ainda este ano, embora dependa do cronograma da editora. O terceiro já sei sobre o que vou desenvolver, mas ainda está para os projetos da segunda metade deste ano. Toda a trilogia basicamente conta com o mesmo núcleo de personagens, embora com o foco de cada livro em casais diferentes, mas sem deixar o leitor sem saber um pouco mais de cada um. 

Equipe - Assim como a Lucy, todas nós idealizamos o cara dos sonhos e sonhamos em um dia poder ter a mesma chance que a Lucy e conhece-lo. Para você, quem é o cara dos seus sonhos? O que ele precisa ter? 

Ana Lemos - Um homem para mim precisa ter personalidade, ser sincero, honesto, ter bom humor e ser companheiro. Descrevo o Henry Cavill como o meu personagem literário favorito, ele é o meu Deus Grego da literatura, mas na vida real a beleza não é fundamental, mas sim o caráter e, é claro, ele deve estar apaixonado por mim. 

Equipe - Alguma vez você já se deparou com alguém lendo sua obra na rua, praia, etc? Qual foi a sensação? 

Ana Lemos - Como meu livro foi lançado há apenas 5 meses e meu público é basicamente do centro do país, ainda não tive este privilégio, a não ser os familiares e amigos mais chegados, é claro. 

Equipe - Você possui outra atividade, além de ser escritora? 

Ana Lemos - Minha atividade principal é ligada ao Direito, onde trabalho há mais de 20 anos. Sou funcionária do Poder Judiciário e posso dizer que amo o meu trabalho. 

Equipe - Para você, qual a melhor coisa de ser escritora? 

Ana Lemos - É poder colocar no papel alguns sonhos e desejos e também poder mostrar minha visão sobre diversos assuntos de nosso cotidiano. Funciona como uma espécie de terapia. 

Equipe - Vamos para um papo mais sério, você sabe que hoje em dia no Brasil, infelizmente, apesar que grandes escritores da história do mundo são brasileiros, ainda possuímos uma desvalorização com os autores brasileiros. A Novo Século, tem um grupo muito especial, no qual você faz parte, os talentos da literatura brasileira. Como você acha que isso pode ajudar para os autores brasileiros que estão tentando publicar uma obra? O que falta para que tenhamos uma valorização a esses escritores? 

Ana Lemos - Eu tenho um orgulho muito grande de fazer parte do time da Novo Século, justamente por ser uma editora séria e que valoriza os talentos nacionais. Gostaria que todas as editoras valorizassem e dessem cada vez mais chance aos grandes talentos que o nosso país possui. Bons escritores não faltam, o que ainda falta é o apoio e o investimento na cultura nacional por parte do governo, com incentivo fiscal às editoras, para que estas possam suavizar o investimento a ser feito pelo escritor, pois nem todos possuem condições de arcar com os custos de uma publicação

Equipe - Como foi o processo de publicação da sua obra? Como funciona a escolha da editora, capa, edição, entre outras coisas? 

Ana Lemos - A obra é enviada em pdf para análise, e depois de aprovada vai para a revisão ortográfica. Pronta a revisão, o livro volta ao autor para uma análise e eventual alteração. Feito isso é a vez da capa, que é elaborada pelo departamento de criação da editora, depois passa pela aprovação do departamento comercial e volta para a decisão final, que é do autor. Tudo é feito em conjunto, e por isso mesmo não é um processo rápido. 

Equipe - Você costuma compartilhar os seus livros antes com parentes ou amigos, para ter um conselho, apoio e opinião? 

Ana Lemos - São poucas as pessoas que têm acesso ao que estou escrevendo. Claro que tenho postado algumas partes no wattpad, mas depois tudo é revisado e boa parte sofre alteração. 

Equipe - Como ocorreu a construção dos personagens? A Lucy tem um pouquinho de você? E os outros personagens, possui alguma característica de amigos seus, parentes? 

Ana Lemos - Como já dito acima, Lucy tem muito da minha personalidade, sonhos e desejos. Outros personagens tiveram inspiração em amigos ou conhecidos, e outros são ficção em tudo. 

Equipe - Para construção da história, quais livros você mais se inspirou? 

Ana Lemos - Não houve um livro em específico, mas sim um mix de tudo que li e do que mais gostei. 

Equipe - Como foi a escolha do título do livro? Você já tinha em mente antes de começar a escrever a obra ou surgiu no decorrer da escrita? 

Ana Lemos - A primeira coisa que eu tinha em mente antes de começar a escrever era o título, por isso fiz questão de mantê-lo até o final. 

Equipe - Quando não estar escrevendo, o que mais gosta de fazer? 

Ana Lemos - Ler, estar com a minha família e amigos, trabalhar e viajar. 

Equipe - Para encerrar, qual dica você deixa para quem deseja seguir a carreira de escritor(a)? 

Ana Lemos - Persistência é a palavra chave, porque é um trabalho árduo e contínuo, mas que vale qualquer sacrifício quando você vê seu trabalho pronto, sendo disponibilizado para todas as pessoas que gostam de leitura. 

Equipe - Obrigada pela disponibilidade e pelo livro para leitura, uma história que estou completamente apaixonada.

Ana Lemos - Eu que agradeço a parceria e o carinho. Beijos, Ana Lemos.


Redes da autora: Site - Facebook - Instagram

Gostaram? Qual outro autor ou autora, do meu clube de parceiros, vocês desejam ver entrevista aqui?

Comentários
20 Comentários

20 comentários :

  1. Olá!
    Adorei a entrevista!
    Parabéns à equipe que elaborou as perguntas e a escritora...
    Agora vou ler a resenha...e pelo que li aqui já está indo para a minha lista de desejo!
    Ótimo fim de semana!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  2. OI Luanna !
    Eu acho muito legal as entrevistas com os autores, assim conhecemos melhor.
    Eu não conheço o livro, mas fico feliz que escritores brasileiros estejam se destacando. bjo

    www.somandoconhecimento.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, só 4 meses para escrever um livro. Adorei a entrevista.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu lembro da resenha!
    Adorei a entrevista, a Ana parece ser muito simpática...
    Beijos

    Little Bit of Glamour

    ResponderExcluir
  5. Gente!!!!
    COMO AQUI ESTÁ LINDO, aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaai, gamada, sério, não quero sair mais!
    Adorei o novo layout, omg, que perfeito ♥
    Adorei as perguntas da entrevista e a interação entre elas e a autora!
    Beijos :*

    Micaela Ramos
    Feita de Versos e Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também estou apaixonada pelo novo layout e em falta com seu blog, você me perdoa? Estou sem tempo ):
      Eu adoro a Ana, fala com ela sobre parceria, ficaria feliz em ler uma resenha do livro dela no seu blog.
      Beijos!!

      Excluir
  6. Queria ter o dom de escrever um livro em 4 meses hehe.
    Adorei a entrevista e conhecer um pouco mais sobre a autora, suas inspirações e escritores favoritos. Pena que preferiu não mencionar os nacionais, mas entendo haha. Conhecer quem escreve é bem interessante e pelo menos no meu caso me deixa mais instigada a ler suas obras. Beijo ♥

    ResponderExcluir
  7. Que bacana Lua, não a conhecia.
    Parabéns pela entrevista e a Ana pelo trabalho.
    Bjão linda.

    www.blogdajeu.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ai, que legaaal, Luanna! Acredito que o melhor de tudo é o fato da autora ter outra profissão e, ainda assim, encontrar tempo para escrever. É o que estou passando no momento... Mas no futuro penso em trabalhar unicamente com a escrita, sendo roteirista.
    Beijos querida

    ResponderExcluir
  9. Que legal, acho bacana entrevista com alguém que gostamos muito
    parabéns pela parceria e pela entrevista
    Gostei muito das perguntas e das respostas da Ana lemos, pareceu ser bem legal
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante a entrevista, expressou um simpatia impar a autora. Muito Bom
    Blog Com Mãos de seda // Fan Page do Blog // Grupo do Blog

    ResponderExcluir
  11. Muito bom esse bate bapo com a autora, coisas assim é sempre interessante

    ResponderExcluir
  12. Que bacana essa entrevista , ainda não conhecia essa autora , mais gostei muito do jeito dela , fiquei com vontade de ler um livro de dela.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Caramba tenho colegas que leva um ano para escrever um livro.. Que sucesso.
    Adorei a entrevista bem elaborada as perguntas.
    Bjão
    Pri
    Www.pareinos25.com

    ResponderExcluir
  14. Caramba tenho colegas que leva um ano para escrever um livro.. Que sucesso.
    Adorei a entrevista bem elaborada as perguntas.
    Bjão
    Pri
    Www.pareinos25.com

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia essa autora, mas gostei bastante da entrevista. Parabens!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Bem legal a entrevista, a autora parece ser super simpática!
    XoXo
    Mah
    http://mah-in-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Levou apenas 5 meses para ser lançado que incrível, já quero ler
    Bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  18. Nossa, amei esse post de entrevista. eu adoro esse tipo de post.

    ResponderExcluir